MERCOSUL

O mundo todo tende hoje a formar um mercado só. O capital vai de um lado para o outro, como a tecnologia. Inclusive se produzem importantes migrações de trabalhadores de um país ou do outro. Esta é a nova economia global. Neste contexto, os países mais desenvolvidos optaram por associar-se para competir mais eficazmente. Dessa maneira, se reúnem em áreas de livre comércio, como o caso de USA e Canadá, ou mercados comuns na Europa. E é exatamente nesse sentido que o MERCOSUL  se encaminha, em suas tentativas de integração econômica.

O que é Mercosul?

Instituído por meio do Tratado de assunção, o Mercosul (Comércio Comum do Sul) é um projeto de integração comercial primeiramente acordado entre Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina; tendo por objetivos principais a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os participantes do tratado, através da diminuição das barreiras alfandegárias e a adoção de uma política comercial comum em relação a outros países ou agrupamento de países, os membros do tratado comprometem-se também em harmonizar suas legislações nas áreas pertinentes para fortalecer a integração entre as partes participantes.
Isso vale dizer que a partir do estabelecimento do Mercosul, os países membros tiveram que eliminar todas as medidas de restrição ao comércio entre si, ou seja, direitos aduaneiros de caráter fiscal, monetário ou cambial, caracterizando assim um livre comércio. Em relação a uma política comercial externa comum entende-se que os países membros adotam taxas iguais em relação a produtos e serviços advindos de países não participantes do Mercosul, dando preferência assim ao comércio entre os membros.

São Estados Associados do Mercosul a Bolívia (desde 1996), o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003), a Colômbia e o Equador (desde 2004) e a Venezuela mediante protocolo de adesão assinado em 2006.

Quais as vantagens para o Brasil?

  • Ao integrar-se ao Mercosul o Brasil passa a negociar como bloco diante outros blocos,  potencializando assim seu poder de negociação internacional.
  • Facilitação da ampliação de mercado e internacionalização de empresas.
  • Melhora na qualidade e no preço dos produtos devido à competição com os produtos.
  • Ao participar de um grande bloco econômico como o Mercosul o Brasil passa a atrair mais investimentos externos, contribuindo para seu crescimento.
  • Poupança de divisas (reserva cambial), uma vez que os produtos serão pagos em moedas locais e não em dólares.
  • A integração regional originada no acordo favorece o turismo entre os países membros.

Quais as vantagens para micro e pequenos empresários?

Com o Mercosul, facilita-se a inserção de pequenas industrias no comércio internacional,  pois estas passam a adquirir com maior facilidade algumas matérias-primas, componentes e equipamentos, podendo assim reduzir custos; a participação brasileira no Mercosul facilita também a formação de parcerias e associações com empresas de outros países, viabilizando o intercâmbio de tecnologia tornando-as mais competitivas.

A microempresa, da mesma forma que as grandes e médias empresas, pode exportar para países do Mercosul, podendo industrializar e vender seus produtos expandindo seus negócios; porém é necessário para o êxito de seus negócios no Mercosul que a empresa busque a formulação de uma boa estratégia de distribuição, investimento em marketing de vendas; facilidade e agilidade na obtenção de informações e conhecimento da cultura do país em que a empresa opera ou pretende operar.

Devido à facilidade de importação, exportação de bens e serviços dentro do Mercosul, entende-se que pequenas empresas podem optar por transações dentro do bloco como forma de iniciar seu processo de internacionalização, aumentando tanto seu mercado consumidor como sua opção de fornecedores, processo que impulsiona o crescimento e a expansão de suas atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s